Luther King sobre Thoreau

Martin Luther King ficou muito surpreso com o episódio de Rosa Parks – o “milagre de Montgomery” -, quando, em gesto de desobediência, ela recusou-se a dar lugar no ônibus para um branco. O episódio teve enorme repercussão e, a partir dele, organizou-se um boicote à empresa de ônibus.

Sendo pastor, Luther King deparou-se com um dilema moral “cristão”: o boicote representaria limitações à empresa de ônibus. Ao mesmo tempo, não boicotar seria reforçar o sistema no qual negros devem ser subservientes aos brancos.

Esse belo texto, que retoma a história da desobediência civil, cita uma passagem na qual Luther King resolve seu dilema recorrendo a Thoreau:

Usaríamos esse método para dar à luz a justiça e a liberdade, e também para estimular os homens a cumprir a lei da terra. Nosso interesse não seria falir a empresa de ônibus, mas trazer justiça ao seu negócio (…) vim a perceber que o que realmente estávamos fazendo era deixar de cooperar com um sistema perverso e não meramente retirar nosso apoio à empresa de ônibus. Esta última, sendo uma expressão externa do sistema, naturalmente iria sofrer, mas o objetivo básico era recusar-se a colaborar com o mal. Nesse ponto comecei a pensar em ‘A desobediência civil’ de Thoreau. Fiquei convencido de que o que estávamos nos preparando para fazer em Montgomery tinha relação com o que fora explicitado por Thoreau. Estávamos apenas dizendo à comunidade branca: Não vamos mais dar nossa colaboração a esse sistema perverso. A partir desse momento, passei a conceber nosso movimento como um ato popular de não cooperação.



Citar este post
Marcio L. M. (2020, 30 Abril). Luther King sobre Thoreau. áskēsis. Recuperado em 29 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/d1is

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search