Razões da terapêutica: medicina entre racionalismo e empirismo
A EDUFF disponibilizou para download gratuito o livro de Eduardo Almeida, “As razões da terapêutica: racionalismo e empirismo em medicina“, com bibliografia em história da medicina, das ciências e de áreas afins. O livro está disponível para download gratis em pdf. Compartilho o informe:
Neste trabalho, o autor desmistifica o discurso científico na medicina, centrado no racionalismo, e resgata o modo de produção de saber baseado no empirismo. E vai além: afirma ser o saber empírico ou quase empírico (sensibilidade, intuição, observação) um modo privilegiado de se produzir conhecimento sobre a complexidade humana.
Eduardo Almeida deixa claro que o campo médico é necessariamente um campo eclético, pois o que está em jogo não é a coerência lógica dos discursos, mas a tarefa fundamental da medicina: aliviar o sofrimento humano e se possível curar o enfermo.