Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Subjetividade em Foucault

Um dos módulos do projeto de extensão Gaia Nefelibata – Filosofia em território virtual (projeto que vincula questões filosóficas durante o período da Pandemia, ligado ao grupo de pesquisa Subjetividade no Pensamento Contemporâneo – CNPQ) tem o título acima e é coordenado pelos profs. Giovana Temple (UFRB), Malcom Guimarães Rodrigues (UEFS) E Marcio Miotto (UFF). Trata-se, de apresentar ao público brasileiro considerações sobre a subjetividade nos diferentes momentos da trajetória filosófica de Foucault.

Os vídeos distribuem-se nas temáticas abaixo:

O “sujeito” nos escritos “arqueológicos”

Neste vídeo, o professor Marcio Luiz Miotto (UFF) apresenta o tema da subjetividade em Foucault, apontando esta como uma problemática central no pensamento do filósofo francês. Lançando mão dos escritos “arqueológicos” sob foco em História da Loucura, Miotto mostra como a subjetividade moderna foi tecida a partir de um expurgo constante das figuras da desrazão, vista como potencial ameaça à ideia de uma subjetividade racional e autônoma.

O “sujeito” nos escritos “genealógicos”

Neste vídeo, a professora Giovana Carmo Temple (UFRB) trata da questão da subjetividade no segundo período da escrita de Foucault, mostrando a intersecção entre a temática do poder disciplinar e da biopolítica com a formação de indivíduos dóceis e disciplinados.

O “sujeito” nos escritos dos anos 1970-80

Neste vídeo, o professor Malcom Guimarães Rodrigues (UEFS) explora as questões da subjetividade, da verdade e do governo no terceiro período dos escritos de Michel Foucault.

“Desdobramentos” sobre a questão do sujeito

Neste vídeo, os professores Marcio Luiz Miotto (UFF) e Giovana Carmo Temple (UFRB) exploram desdobramentos possíveis da questão do sujeito em Michel Foucault. Para tanto, o professor Marcio pensa a questão do sujeito a partir dos textos de Foucault dos anos 1950, ligados à Psicologia, e de novos arquivos mais recentemente disponibilizados na França, tais como as notas de curso de Jacques Lagrange disponibilizadas no IMEC ou novos materiais disponibilizados na BNF, enquanto a professora Giovana tece algumas aproximações entre o pensamento de Foucault e o do filósofo Paul Preciado, buscando mostrar a importância do primeiro na concepção de uma era farmacopornográfica, tal como proposta por Preciado.


OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Marcio L. M. (8 de Janeiro de 2022). Subjetividade em Foucault. áskēsis. Recuperado em 11 de Outubro de 2024 de https://doi.org/10.58079/d1lo


Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.