Husserl: Atenção (Drummond)

Tradução de excerto de DRUMMOND, John. Historical Dictionary of Husserl’s Philosophy. [s.l.]: The Scarecrow Press, Inc., 2007.

Atenção é o ato de direcionar o olhar da consciência para um conteúdo abstrato, isto é, para um momento de um objeto. Ela se distingue da presentação que apreende o objeto como um todo, isto é, a percepção de uma coisa material no espaço. A atenção apreende não a coisa percebida como tal, mas, por exemplo, sua cor. A atenção, a qual apreende o momento em sua particularidade, deve ser diferenciada da abstração, que é um ato de ordem superior que apreende o conteúdo abstrato como um objeto universal. De modo mais geral, atenção é a direção da consciência de alguém para algo – uma parte ou um objeto – que se destaca de e contra um um contexto mais largo. A parte destaca-se de e contra o contexto do qual o objeto concreto faz parte, enquanto o objeto destaca-se de e contra o contexto de outros objetos, e assim por diante. (p. 41)

Bibliografia:

DRUMMOND, John. Historical Dictionary of Husserl’s Philosophy. [s.l.]: The Scarecrow Press, Inc., 2007.



Citar este post
Marcio L. M. (2021, 2 Novembro). Husserl: Atenção (Drummond). áskēsis. Recuperado em 20 de Maio de 2024, de https://doi.org/10.58079/d1lj

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search