Gustav Fechner e a Alma do Mundo
Os professores Maxwell Lima Filho (UFAL) e Argus Romero Abreu de Morais (PNPD-UFSJ) organizaram um extenso volume de Filosofia da Biologia na Revista Helius (vol. 1, 2 e 3).
Dentre os vários textos, saiu também o trabalho Gustav Fechner e a Alma do Mundo (endereço PhilPapers e na própria revista). Resumo:
O presente trabalho pretende delinear a noção de Panpsiquismo no projeto filosófico de Gustav Theodor Fechner, especialmente a partir da análise do livro Über die Seelenfrage, de 1861. Para isso, o artigo repõe em linhas gerais a questão das relações entre seu projeto filosófico e a Psicofísica, uma vez que as interpretações clássicas sobre Fechner geralmente enxergam essas duas competências como separadas. Em segundo lugar, o artigo situa questões históricas sobre Fechner e a Psicologia (e sobre filosofia e ciência), bem como a importância da Naturphilosophie em seu projeto. Finalmente, passa-se à análise dos argumentos de Fechner em defesa do Panpsiquismo e analisam-se novamente as relações entre essa visão e a Psicofísica.
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Marcio L. M. (23 de Março de 2021). Gustav Fechner e a Alma do Mundo. áskēsis. Recuperado em 14 de Setembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/d1kp